Olimpíada Roraimense de Química - 2025
Art. 1º. A Olimpíada Roraimense de Química (ORRQ), evento integrante do Programa Nacional de Olimpíadas de Química, tem como principais objetivos: revelar jovens estudantes com talento e aptidões para o estudo da Química; ampliar o campo de visão vocacional de nossos jovens estudantes; estimular o estudo, o ensino e a pesquisa no campo da Química; integrar professores e estudantes, através do estudo da Química.
Art. 2º. A ORRQ destina-se aos alunos do ensino médio de escolas federais, estaduais e particulares do Estado de Roraima que não tenham 19 anos de idade em 9 de outubro do ano em que se realiza a Fase II da Olimpíada.
Art. 3º. A ORRQ consta de duas fases classificatórias: Fase I e Fase II.
§ 1º. - A Fase I será organizada pela Coordenação Nacional do Programa Nacional de Olimpíadas de Química. A Fase I terá inscrição on line com número ilimitado de estudantes por escolaridade e a prova será aplicada de maneira remota conforme calendário nacional, contendo três modalidades.
§ 2º. - A Fase II será organizada pela Coordenação Estadual de Olimpíadas de Química de Roraima. A Fase II serão selecionados, no máximo, 100 estudantes, por cada Modalidade a partir da Fase I, totalizando 300 estudantes, e a prova da Fase II da ORRQ será aplicada de maneira presencial conforme calendário, contendo três modalidades.
SEÇÃO 1: Olimpíada Roraimense de Química – Fase I (Seletiva Estadual)
Art. 4º. As inscrições para a Fase I ocorrerão no período de 4 a 31 de maio de 2025 no endereço eletrônico https://inscricoes.obquimica.org/. Poderão fazer as inscrições os Representantes Escolares ou Professores Responsáveis das escolas públicas e particulares, como também, o próprio estudante.
§ 1. O PNOQ está adotando, em 2025, um novo sistema de inscrições e de realização de provas. Portanto, ao acessar o link de inscrição na página do PNOQ, o Professor deverá, inicialmente, realizar o cadastrar como Representante de sua escola no novo sistema e somente depois poderá fazer a inscrição de seus estudantes, os quais, pelo mesmo motivo, deverão ser cadastrados no sistema, mesmo que já tenham participado de alguma olimpíada do PNOQ anteriormente.
§ 2. Os responsáveis pelos menores, que desejam inscrever o menor, podem realizar a inscrição pelo link https://inscricoes.obquimica.org/.
§ 3. - Ao efetuar sua inscrição no evento, o estudante e seus responsáveis legais autorizam a Coordenação Estadual e a Coordenação Nacional das Olimpíadas de Química a, automaticamente e de forma irrevogável, irretratável e gratuita, utilizar-se da imagem e nome, para fins institucionais, de divulgação, mídia social e publicidade do evento, por todo e qualquer veículo, processo ou meio de comunicação e publicidade, existentes ou que venham a ser criados, incluindo, mas não se limitando, a mídia impressa, televisiva, digital e pela Internet.
§ 4. - Serão consideradas indeferidas as inscrições que não atendam ao determinado neste Edital.
Art. 5º. A prova estará disponível on-line, das 08h do dia 13 de junho de 2025 até às 20h do dia 14 de junho de 2025 (horários de Brasília). Não haverá possibilidade de realização de prova impressa.
§ Único. Casos excepcionais, para escolas situadas em regiões não atendidas por internet, deverão ser comunicados à Coordenação Estadual da Olimpíada Roraimense de Química, exclusivamente pelo e-mail [email protected], com antecedência mínima de 20 dias da data de realização da prova. A solicitação será analisada pela Coordenação Estadual, ouvidos a Coordenação Nacional e o Conselho Superior do PNOQ.
Art. 6º. A prova constará de 30 questões de múltipla escolha, com níveis de dificuldade diferentes, totalizando 100 pontos, e terá duas horas de duração, a partir do momento em que o estudante, dentro do período especificado no Art. 5º, iniciar sua realização.
§ Único. A Coordenação Nacional do PNOQ, a Coordenação Nacional das Seletivas Estaduais on-line, as Coordenações Estaduais e as instituições envolvidas não se responsabilizam por problemas técnicos que venham a acontecer, como queda ou instabilidade de internet, ficando a cargo da escola e/ou estudante a responsabilidade de garantir hardware (computador, tablet ou smartphone) e velocidade de conexão adequados para realização da prova nos dias e horários estabelecidos no presente regulamento e reproduzido nos regulamentos específicos da Olimpíada Roraimense de Química.
Art. 7º. Recursos sobre questões da prova poderão ser interpostos em até 24 horas, contadas a partir da divulgação do gabarito oficial no endereço eletrônico do PNOQ (www.obquimica.org) em formulário próprio, também disponibilizado no endereço eletrônico do PNOQ.
§ 1º. Poderá ser solicitada a revisão da nota de uma ou mais questões, mas deve-se utilizar um formulário por questão.
§ 2º. Deverá ser anexado ao formulário o comprovante de depósito de R$ 50,00 (por questão), em favor da Associação Brasileira de Química (Banco: Bradesco; agência: 1803; conta corrente: 29.189-7; CNPJ: 33.911.835/0001-52). O CNPJ serve como chave PIX.
§ 3º. Estudantes de instituições públicas estão isentos da taxa, mediante comprovante de vínculo.
§ 4º. O recurso deverá ser enviado para o e-mail da Coordenação Nacional das Seletivas Estaduais on-line: [email protected]. Não serão aceitos recursos enviados de outra forma que não a prevista neste parágrafo.
Art. 8º. Os pedidos de recurso de questões da prova serão analisados pela Coordenação Nacional das Seletivas Estaduais on-line, podendo ser aceitos ou recusados.
§ 1º. Os resultados da análise dos recursos serão divulgados após 5 dias úteis, contados a partir do dia seguinte ao do seu recebimento.
§ 2º. Não cabe contestação quanto ao resultado dos pedidos de recurso.
Art. 9º. O resultado da Fase I será divulgado em endereço eletrônico http://roraima.obquimica.org/.
Art. 10º. Apenas serão divulgados os nomes dos estudantes que obtiverem notas (escores) com 50 (cinquenta) pontos acima.
Art. 11º. A comprovação da escolaridade e demais dados cadastrais do estudante será de responsabilidade da escola e do professor/coordenador credenciado.
Art. 12º. Informações inverídicas, a qualquer tempo constatadas, decorrentes de comprovada culpa do estudante, implicará na sua exclusão do certame, inclusive tornando sem efeito qualquer premiação que por ventura tenha recebido, além do seu impedimento na participação de outras etapas do Programa Nacional Olimpíadas de Química.
SEÇÃO 2: Olimpíada Roraimense de Química – Fase II
Art. 12º. A fase II da ORRQ será realizada em três modalidades, de acordo com a escolaridade do aluno:
§ 1º. - Modalidade EM1- para alunos devidamente matriculados na 1ª série do Ensino Médio e no Módulo 1 ou no Módulo 2 de Cursos Técnicos, quando da realização da prova da ORRQ.
§ 2º. - Modalidade EM2 - para alunos devidamente matriculados na 2ª série do Ensino Médio e no Módulo 3 ou no Módulo 4 de Cursos Técnicos, quando da realização da prova da ORRQ.
§ 3º. - Modalidade EM3 - para alunos devidamente matriculados na 3ª série do Ensino Médio e no Módulo 5 ou no Módulo 6 de Cursos Técnicos, quando da realização da prova da ORRQ.
Art. 13º. A inscrição dos estudantes que participam Olimpíada Roraimense de Química (Fase II) será realizada pela Coordenação Estadual de Roraima com base na ordem de classificação do resultado final da Olimpíada Roraimense de Química (Fase I).
§ 1º. – Deverão ser inscritos, no máximo, 100 estudantes para cada Modalidade da Fase II, totalizando 300 estudantes.
§ 2º. – Não serão aceitas inscrições de estudantes que não participaram da Fase I.
§ 3º. – As inscrições da Olimpíada Roraimense de Química (Fase II) são gratuitas.
Art. 14º. A Olimpíada Roraimense de Química (Fase II) será realizada mediante prova escrita, aplicada simultaneamente em todo o Estado de Roraima, cujos locais, data, horário, critérios e conteúdo são estabelecidos pela Coordenação Estadual.
§ 1º. - Os exames da Fase II terão 12 (doze) questões de múltipla escolha, cada uma delas com 5 (cinco) opções, para cada questão objetiva CORRETA serão atribuídos 6 (pontos) pontos. Para cada questão objetiva ERRADA será descontado 1 (um) ponto. As questões EM BRANCO serão atribuído 0 (zero).
§ 2º. - Os exames da Fase II também possuirão 2 (duas) questões Analítico-expositivas cada uma contendo 3 (três) itens. Cada questão vale 14 pontos, sendo distribuídos nos três itens considerando o nível de dificuldade, totalizando 100 pontos o total da prova.
§ 3º. - Na Fase II é permitido o uso de calculadoras, inclusive, científicas. Porém, não é permitido o uso de calculadoras programáveis de qualquer tipo e o uso de demais equipamentos eletrônicos como smartphones, tablets e notebooks. Também não serão permitidas consultas aos colegas ou a outros materiais que não façam parte do exame.
§ 4º. - Para a Fase II, no caso de alunos matriculados em Cursos Técnicos, será considerado o Módulo que estejam cursando no semestre que será realizado o certame.
Art. 15º. Os conteúdos da Fase II serão os mesmos aprovados oficialmente pelo MEC como ementário da disciplina de Química para o Ensino Médio. Para os estudantes da Modalidade EM1 os exames englobam conteúdos da primeira série, para os estudantes da Modalidade EM2 os exames englobam conteúdos da segunda série, enquanto que para os estudantes da Modalidade EM3 os conteúdos são os das três séries.
Art. 16º. Os estudantes com deficiência deverão comprovar sua condição no momento da inscrição, conforme inciso IV do artigo 39 dos Decretos n° 3.298/1999, e o que está previsto nas Leis nº 12.764/2012 e 13.146/2015, solicitando a necessidade para atendimento especial à coordenação estadual, exclusivamente pelo endereço eletrônico [email protected], com antecedência mínima de 30 dias da data de realização da prova.
Art. 17º. - É obrigatório ao estudante levar um documento de identificação com foto (por exemplo, cédula de identidade, carteira de estudante, dentre outros) para acesso à sala de aplicação da prova.
Art. 18º. - As correções que se fizerem necessárias, deverão ser solicitadas à coordenação da ORRQ via e-mail obqroraima@gmail.com
Art. 19º. – As provas da Fase II para os estudantes que estudam na cidade de Boa Vista serão aplicadas na UFRR e serão divulgados os polos de aplicação de provas para os alunos das outras regiões do Estado.
§ 1. - A prova da Olimpíada Roraimense de Química (Fase II) será realizada no dia 3 de outubro de 2025, sexta-feira, das 14 às 17 horas.
§ 2. – É vedada a substituição de aluno ausente por outro aluno que não esteja listado na folha de assinatura fornecida pela coordenação da ORRQ.
Art. 20º. - É de responsabilidade exclusiva do professor e do estudante acompanhar todas as publicações referentes ao certame disponibilizadas no site http://roraima.obquimica.org/.
Art. 21º. - A classificação final, geral e por ano, dos estudantes HABILITADOS será publicada na página da ORRQ, por ordem de classificação, constando os nomes dos estudantes, escola e a respectiva classificação.
§ 1. - A classificação final do estudante em cada ano será obtida pela soma dos pontos obtidos na Parte I e na Parte II da prova da Fase II.
§ 2. - O estudante com a maior pontuação na classificação geral será declarado campeão da ORRQ 2025.
§ 3. - Os 5 estudantes da 1ª Série ou Módulos 1 ou 2, os 5 estudantes da 2ª Série ou Módulos 3 ou 4, e os 5 estudantes da 3ª Série ou Módulos 5 ou 6, mais bem classificados da Fase II receberão medalhas de ouro.
§ 4. - Os 5 estudantes da 1ª Série ou Módulos 1 ou 2, os 5 estudantes da 2ª Série ou Módulos 3 ou 4, e os 5 estudantes da 3ª Série ou Módulos 5 ou 6, mais bem classificados da Fase II receberão medalhas de prata.
§ 5. - Os 5 estudantes da 1ª Série ou Módulos 1 ou 2, os 5 estudantes da 2ª Série ou Módulos 3 ou 4, e os 5 estudantes da 3ª Série ou Módulos 5 ou 6, mais bem classificados da Fase II receberão medalhas de bronze.
§ 6. - Haverá premiação específica para as estudantes do sexo feminino que obtiverem as melhores classificações em cada Modalidade.
§ 7. - Haverá premiação específica para estudantes provenientes de escolas públicas indígenas que obtiverem as melhores classificações em cada Modalidade.
§ 8. - As quantidades de medalhas podem ser aumentadas quando houver empate ou diferenças de pontuação menores que 1% entre os dois últimos agraciados.
§ 9. - Os demais alunos de cada ano com nota de valor superior a 50% da maior nota obtida nos diferentes modalidades receberão certificados de Menção Honrosa.
§ 10. - Em caso de empate na pontuação entre dois ou mais alunos, o vencedor será aquele que tiver menor idade.
Art. 22º. - O pedido de revisão do gabarito da prova Fase II da ORRQ deverá ser feito, exclusivamente, pelo professor/coordenador da instituição de ensino do aluno, em até 48 horas após a divulgação do gabarito da mesma. O pedido deverá ser realizado, pelo e-mail da ORRQ ([email protected]). O resultado da revisão será divulgado no site da ORRQ, em até 5 dias úteis após o encerramento do prazo de solicitação da revisão.
Art. 23º. - As inscrições na Olimpíada Norte/Nordeste (ONNeQ) e Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) de 2026 deve ser feita pelo Coordenador Estadual da Olimpíada considerando os classificados na ORRQ 2025 e na Olimpíada Brasileira de Química Junior (OBQjr) 2025.
§ 1. – Os alunos da 3ª Série ou Módulos 5 ou 6 que participarem da ORRQ em 2025 não participarão da ONNeQ e OBQ em 2026.
§ 2. – Para a ONNeQ em 2026 serão selecionados até 50 (cinquenta) estudantes melhores classificados da Fase II desta edição da ORRQ entre alunos que estejam cursando 2ª Série e Módulos 3 ou 4 e 3ª Série ou Módulos 5 ou 6 no semestre do respectivo certame, a critério da coordenação estadual, sendo todos serão submetidos a uma mesma prova.
§ 3. – Para a OBQ em 2026 serão selecionados até 120 (cento e vinte) estudantes melhores classificados da Fase II desta edição da ORRQ e OBQjr 2025
- Até 70 (setenta) estudantes que estejam cursando 1ª Série ou Módulos 1 e 2 e 2ª Série ou Módulos 3 e 4 em agosto de 2026.
- Até 50 (cinquenta) estudantes que estejam cursando 3ª série ou Módulo 5 e Módulo 6 em agosto de 2026.
§ 4. - Todos os estudantes deverão estar matriculados nas respectivas séries ou módulos em 2026 quando da realização das provas da ONNeQ e OBQ.
§ 5. - A efetivação da inscrição nas ONNeQ e OBQ em 2026 dependerá da confirmação de participação do estudante no certame através das informações referentes aos nomes e séries ou módulos de cada escola via e-mail obqroraima@gmail.com.
§ 6. - O professor/coordenador da escola deverá confirmar o estudante até a data previamente divulgada pela coordenação da ORRQ. Havendo desistência ou falta de confirmação, será convocado o estudante da respectiva modalidade, seguindo a ordem de classificação na Fase II da ORRQ 2025, até que seja completado o número total de vagas disponibilizadas e estipuladas pela Coordenação Estadual.
§ 7. – As provas da ONNeQ e da OBQ serão aplicadas conforme horário oficial de Brasília.
Art. 24º. - A logomarca do evento faz parte de seu patrimônio. A somente com a permissão escrita dos organizadores será possível utilizá-la para fins comerciais.
Art. 25º. - A data de entrega das medalhas e dos certificados ocorrerá em solenidade previamente marcada e divulgada através do site da ORRQ.
Art. 26º. - Todo conteúdo ofensivo e qualquer ato de deterioração da imagem de pessoas, membros e coordenadores do PNOQ, bem como das Seletivas Estaduais on-line e do próprio Programa, serão passíveis de punição conforme legislação vigente, incluindo, mas não se limitando, à exclusão do certame e a sanções civis e criminais previstas no Código Penal, na Lei de Imprensa e em normas de proteção à honra, imagem e dignidade da pessoa.
Art. 27º. - A Comissão Organizadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas neste Regulamento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (ORRQ Fase 1)
Modalidade M1
1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos. Mudanças de fase de agregação da matéria.
3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas: átomos isotópicos e espécies isoeletrônicas.
4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas por níveis, subníveis e orbitais.
5. Tabela periódica: histórico, características gerais e propriedades.
6. Estudo das ligações químicas. Número de oxidação. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
7. Estudo das diferentes forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
8. Estudo das funções inorgânicas (óxido, sal, ácido e base).
9. Grandezas químicas e noções de mol.
Modalidade M2
1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos. Mudanças de fase de agregação da matéria.
3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas: átomos isotópicos e espécies isoeletrônicas.
4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas por níveis, subníveis e orbitais.
5. Tabela periódica: histórico, características gerais e propriedades.
6. Estudo das ligações químicas. Número de oxidação. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
7. Estudo das diferentes forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
8. Estudo das funções inorgânicas (óxido, sal, ácido e base).
9. Grandezas químicas e noções de mol.
10. Soluções: classificação das soluções, propriedades e preparo. Coeficiente e diagramas de solubilidade. Diferentes unidades de concentração. Diluição e misturas de soluções. Titulometria.
11. Propriedades coligativas.
12. Reações químicas e leis ponderais. Cálculos estequiométricos. Balanceamento.
13. Lei dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar.
14. Termoquímica: estudo da quantidade de calor em processos químicos. Definição e propriedades da entalpia. Estado padrão. Determinação teórica da variação de entalpia: calores de formação, Lei de Hess e energia de ligação.
Modalidade M3
1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos. Mudanças de fase de agregação da matéria.
3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas: átomos isotópicos e espécies isoeletrônicas.
4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas por níveis, subníveis e orbitais.
5. Tabela periódica: histórico, características gerais e propriedades.
6. Estudo das ligações químicas. Número de oxidação. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
7. Estudo das diferentes forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
8. Estudo das funções inorgânicas (óxido, sal, ácido e base).
9. Grandezas químicas e noções de mol.
10. Soluções: classificação das soluções, propriedades e preparo. Coeficiente e diagramas de solubilidade. Diferentes unidades de concentração. Diluição e misturas de soluções. Titulometria.
11. Propriedades coligativas.
12. Reações químicas e leis ponderais. Cálculos estequiométricos. Balanceamento.
13. Lei dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar.
14. Termoquímica: estudo da quantidade de calor em processos químicos. Definição e propriedades da entalpia. Estado padrão. Determinação teórica da variação de entalpia: calores de formação, Lei de Hess e energia de ligação.
15. Termodinâmica química: estudo da variação de entropia e da variação da energia livre de Gibbs.
16. Cinética química: definição. Fatores que influenciam a rapidez das reações químicas.
17. Equilíbrio químico. Fatores que afetam o equilíbrio. Princípio de Le Chatelier. Equilíbrios em soluções aquosas. pH e pOH.
18. Eletroquímica: células galvânicas.
19. Química Ambiental, Química Verde e Sustentabilidade.
20. O átomo de carbono. Ligações do carbono. Hibridização e geometria. Fórmulas estruturais orgânicas. Cadeias carbônicas.
21. Funções orgânicas: identificação, nomenclatura e representações estruturais de hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas, amidas, nitrocompostos, éteres e haletos orgânicos.
22. Isomeria constitucional e estereoisomeria
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (ORRQ Fase 2)
Química Geral: 1. Propriedades Gerais da Matéria 1.1 Propriedades Específicas das Matérias 1.2 Estados Físicos da Matéria 1.3 Classificação de Substâncias: Simples ou Compostas; Monoatômicas ou Poliatômicas; Substâncias Puras ou Misturas 1.4 Classificação de Sistemas: Heterogêneos e Homogêneos 1.5 Classificação de Misturas quanto ao Número de Fases: Misturas Homogêneas e Misturas Heterogêneas 1.6 Métodos de Separação de Componentes de Misturas 1.7 Transformações Físicas e Químicas 1.8 Alotropia 2. Atomística 2.1 Modelos Atômicos: Atomismo Filosófico, Modelos de J. Dalton, J.J. Thomson, E. Rutherford, N. Bohr 2.2 Atomismo Clássico: Número de Massa, Número Atômico e Número de Nêutrons de um Átomo 2.3 Íons: Cátions e Ânions 2.4 Isotopia, Isobaria, Isotonia e Átomos Isoeletrônicos 2.5 Diagrama de L. Pauling e Distribuição Eletrônica 2.6 Números Quânticos 3. Tabela Periódica 3.1 Periodicidade Química: Determinação de Períodos e Famílias dos Elementos Químicos 3.2 Propriedades Periódicas 4. Estado de Oxidação 4.1 Cálculos e Regras para a Determinação do Número de Oxidação dos Átomos 4.2 Oxirredução 5. Ligações Químicas: Iônica, Covalente e Metálica 5.1 Regra do Octeto 5.2 Ligação Covalente: Interpretação de Orbitais, Geometria Molecular, Polaridade e Forças Intermoleculares.
Modalidade EM2:
Soluções 1.1 Cálculos de concentrações das soluções 1.2 Diluição de Soluções 1.3 Misturas de Soluções 1.4 Análise Volumétrica: Titulação Ácido-Base 1.5 Propriedades Coligativas 2. Termoquímica 2.1 Variação de Entalpia e Classificação de Reações Termoquímicas: exotérmicas e endotérmicas 2.2 Gráficos de Reações Termoquímicas 2.3 Energia de ligação 2.4 Lei de Hess.
Modalidade EM3:
1.Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.
3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas.
4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas.
5. Tabela periódica: histórico e propriedades.
6. Ligações químicas. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
7. Forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
8. Funções inorgânicas.
9. Reações químicas e leis ponderais. Cálculos estequiométricos. Balanceamento.
10. Lei dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar.
11. Soluções: classificação, propriedades e preparação. Diagramas de solubilidade. Unidades de concentração. Diluição e misturas. Titulometria.
12. Propriedades coligativas.
13. Termoquímica: entalpia, Lei de Hess, energia de ligação, entropia e energia livre.
14. Cinética química.
15. Equilíbrio químico de sistemas homogêneos e heterogêneos.
16. pH, pOH, solução tampão e hidrólise.
17. Radioatividade e química nuclear.
18. Ambiente, química verde e sustentabilidade.
19. Química no cotidiano.
20. Laboratório: noções de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de substâncias.
21. Eletroquímica: células galvânicas e eletrolíticas. Equação de Nernst. Corrosão. Proteção anódica e catódica.
22. O átomo de carbono. Ligações do carbono. Fórmulas estruturais. Cadeias carbônicas.
23. Funções orgânicas: identificação, nomenclatura e representações estruturais.
24. Isomeria: constitucional, estereoisomeria (configuracional e conformacional).
25. Propriedades físicas das substâncias orgânicas. Correlação entre estrutura e propriedades.
26. Acidez e basicidade das substâncias orgânicas.
27. Reações orgânicas: substituição, adição, eliminação, oxidação, redução e polimerização.
28. Polímeros.
29. Biomoléculas.
30. Biocombustíveis.